
O Que é Multipropriedade?
O Regime de multipropriedade foi regulamentado no Brasil em 2018, pela Lei Federal 13.777.
A multipropriedade consiste na divisão de um mesmo imóvel para diferentes proprietários, em que cada um deles é titular de uma fração de tempo, à qual corresponde a faculdade de uso e gozo, com exclusividade, da totalidade do imóvel, a ser exercida pelos proprietários de forma alternada.
Uma casa de praia, por exemplo, que passa boa parte do ano fechada, se dividida entre 12 proprietários, cada um com tempo de utilização de um mês, geraria um custo de manutenção somente da parte proporcional de um mês por ano para cada proprietário, otimizaria o uso, manteria a casa sempre limpa e organizada e todos disfrutariam de um excelente imóvel pagando apenas 1/12 avos do seu preço!
Com essa visão, a multipropriedade se transformou em uma excelente opção para aquisição de imóveis para férias, e hoje já se revela um dos maiores mercados em hospedagem do país, movimentando bilhões todos os anos.
Fora isso, há a oportunidade de intercambiar esse tempo de uso, perante uma empresa Intercambiadora, para desfrutá-lo em outros milhares de hotéis, pousadas ou locais ao redor do mundo, pagando apenas a taxa de intercâmbio.